A Importância da Pesquisa Clínica na Oncologia

A Importância da Pesquisa Clínica na Oncologia

Antes de uma medicação ser aprovada e incorporada no tratamento dos pacientes, ela passa por uma série de fases dentro da pesquisa clínica. Acredite: há MUITO ESTUDO E TECNOLOGIA envolvidos na descoberta e elaboração de novas drogas para tratar o câncer.

Inicialmente, as doses ideais e segurança da nova droga são estudadas. Após, a medicação é testada em um número maior de pacientes e é comparada com o melhor tratamento disponível para aquela doença (se ele existir) ou com placebo. Então avaliamos a eficácia da substância, o custo-benefício e, novamente, a sua segurança em relação aos efeitos adversos.

Estudos clínicos são uma grande oportunidade para pacientes terem acesso a novas drogas, especialmente quando as opções terapêuticas disponíveis para a doença são limitadas ou se estamos frente a tumores mais raros! Os pacientes podem participar independente de terem ou não convênio de saúde.

Os centros de pesquisa são os locais (em várias partes do mundo!) onde os pacientes podem participar de estudos clínicos. Tudo é seriamente controlado, submetido à apreciação de Comitês de Ética em Pesquisa e conduzido de acordo com a Boa Prática Clínica, que assegura os direitos, integridade e confidencialidade dos pacientes.

Todos os dados e informações coletados devem ser precisos e bem controlados, especialmente em relação à segurança dos participantes. A equipe (médicos, coordenadores de pesquisa, enfermeiros, farmacêuticos e outros funcionários) realiza treinamentos específicos, intensos e constantes para estar autorizada a atender os pacientes em estudos clínicos! Os médicos investigadores são os responsáveis pela condução adequada do estudo nos centros de pesquisa.

Instituições com experiência em pesquisa clínica geralmente possuem equipes multidisciplinares, acesso a exames e tecnologia avançada e isso é um diferencial muito importante para o benefício do paciente oncológico!

Procure por centros e profissionais qualificados e se informe sobre protocolos de pesquisa existentes. Eles podem ajudar muitos pacientes!

Se você gostou deste artigo ou acha que mais pessoas podem se beneficiar destas informações, compartilhe citando a fonte!

Agende sua consulta 51 98048.0379