Cateter Totalmente Implantado OU Cateter Port-A-Cath
O Cateter Totalmente Implantado OU Port-A-Cath é um dispositivo colocado principalmente para a realização de quimioterapia, especialmente para tratamentos prolongados, com várias drogas quimioterápicas ou quando a medicação pode causar algum risco se cair fora da corrente sanguínea e entrar em contato com outros tecidos.
O cateter é implantado cirurgicamente. Uma extremidade fica embaixo da pele e sua outra ponta percorre vasos sanguíneos de grande calibre (ex. veia subclávia e veia cava superior), até chegar na entrada do coração. Ele possui um “tambor”, que é um reservatório, facilmente palpável para o profissional que irá puncionar e que é onde a agulha será posicionada, para que a medicação chegue à corrente sanguínea.
⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns pacientes realizam tratamento quimioterápico por longo tempo ou aplicações semanais de quimioterapia e as veias podem se tornar mais frágeis, inclusive com maior tendência a inflamações (tromboflebites) e tromboses. Com o passar do tempo, as veias mais puncionadas para o tratamento também podem ficar fibrosadas (“endurecidas/cicatrizadas”) pela inflamação constante.
Alguns quimioterápicos são vesicantes, isso significa que podem causar grandes reações se caírem fora da corrente sanguínea e atingirem outros tecidos. Nestes locais, eles podem causar lesões severas, bolhas e até necrose (morte do tecido) quando extravasados. Nestes caso, o uso do cateter possibilita uma administração mais segura da droga.
A colocação de cateter não é isenta de riscos e complicações. Podem ocorrer: infecções (por isso sua punção é realizada com técnica asséptica), tromboses e, eventualmente, uma parte dele pode se deslocar. Ainda assim, quando indicada sua colocação é porque as vantagens serão maiores!
Geralmente, o cateter precisa passar por heparinização ou salinização periódica para a sua manutenção. A equipe do serviço (geralmente de enfermagem) monitora a realização dessas manutenções para a segurança, mas é sempre importante que o paciente atente para o fato de que está com um dispositivo que necessita de cuidados especiais e siga corretamente as orientações.
⠀⠀⠀⠀⠀
Se você gostou deste artigo ou acha que mais pessoas podem se beneficiar destas informações, compartilhe citando a fonte!