Como deve ser a alimentação no dia da quimioterapia?
Confira essas dicas:
E aí, você sabe como deve ser a ALIMENTAÇÃO NO DIA DA QUIMIOTERAPIA? Muitos pacientes tem essa dúvida, então aí vão algumas dicas que podem ajudar:
- Primeiramente (e o mais importante): NÃO é necessário fazer jejum no dia da quimioterapia!
- Alimente-se algumas poucas horas antes da quimioterapia e opte por uma dieta mais leve e de fácil digestão, com pouco tempero e pouca gordura! Evite molhos fortes e pimentas!
- Priorize o consumo de produtos naturais (sempre bem higienizados!): sucos naturais, legumes cozidos, sopas, caldos e saladas! Se você for almoçar e fazer o tratamento à tarde, uma pequena porção de proteína animal pode ser consumida, mas preferencialmente grelhada e sem exageros!
- Tente diminuir a ingesta de sal e beba muita água! Isso facilita o trabalho dos seus rins e evita ou minimiza o inchaço (que é bem comum em alguns tratamentos!)
- Leve um lanche se você estiver longe de casa ou fazendo um tratamento que pode durar algumas horas! Opte por frutas frescas bem lavadas ou descascadas, porções de frutas secas e oleaginosas como nozes, castanhas, damascos, maçãs…
- Fuja de alimentos com cheiro forte como enlatados, hambúrgueres e pratos com molhos pesados! Além de poder desencadear náuseas com mais facilidade, carregar ou consumir esses alimentos pode causar incomodo aos outros pacientes que estão no mesmo ambiente!
Fique ligado(a)! Alguns pequenos estudos já publicados avaliaram o efeito do jejum intermitente em períodos próximos às aplicações de quimioterapia, especialmente em pacientes com câncer de mama. Os resultados apontaram que pode haver uma redução em efeitos colaterais como náuseas ou vômitos. Mas, NOVAMENTE: esses estudos são pequenos e realizados em populações selecionadas. Muitos pacientes estão com a nutrição comprometida quando iniciam o tratamento do câncer e a estratégia de jejum não deve ser realizada fora de uma orientação e acompanhamento médico e nutricional, de perto e PERSONALIZADO.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você gostou deste artigo ou acha que mais pessoas podem se beneficiar destas informações, compartilhe!
(Veja também os conteúdos “Cateter Totalmente Implantado OU Cateter Port-A-Cath” e “O que é o ciclo de quimioterapia?”)