Grau Tumoral: O que ele significa?

Grau Tumoral: O que ele significa?

O Grau Tumoral é uma informação relatada pelo médico patologista no exame ANATOMOPATOLÓGICO da biópsia ou peça cirúrgica, quando o tumor é examinado no microscópio. Muitos pacientes leem essa informação e não sabem o que ela significa e esta é uma dúvida frequente!

O grau tumoral nos conta sobre a agressividade do tumor. Ele nos diz também o quanto o tumor é parecido com o tecido de onde ele surgiu! Ele pode ser classificado conforme o grau:

  • Grau 1: Tumor bem diferenciado: ele é menos agressivo e é mais parecido com o tecido normal.
  • Grau 2: Tumor moderadamente diferenciado: está no “meio-termo” da classificação, entre os graus 1 e 3. Note que ainda é possível ver uma certa semelhança com o tecido da bexiga!
  • Grau 3: Tumor pouco diferenciado: aqui, as células do tumor são bem diferentes das normais, possuem núcleos se dividindo (se replicam mais!), núcleos em formas diferentes, paredes irregulares e não respeitam a arquitetura em camadas como no tecido normal. Estes são tumores mais agressivos.

Agora, pense: Algumas vezes, quando biopsiadas metástases por exemplo, se o tumor for grau 3 (pouco diferenciado) pode ser mais difícil para o patologista definir de onde veio aquele tumor (porque o tecido do tumor não se parece com o tecido de onde ele foi originado!). Por isso, pode ser difícil encontrar um padrão que corresponda a um sítio de origem (sítio primário). Nesses casos, podemos lançar mão de um exame mais específico: a imunoistoquímica, que pesquisa marcadores (receptores) da célula!

(Veja também os conteúdos “Imunoistoquímica: O que é e para que serve este exame?” e “O que são Marcadores Tumorais?”)

Agende sua consulta 51 98048.0379