Hormonioterapia: Como ela funciona no tratamento do câncer e quais as indicações?
Quer entender um pouquinho mais sobre a hormonioterapia? Então vamos lá… Alguns cânceres crescem quando hormônios que circulam no nosso corpo atingem receptores específicos da célula tumoral. Os hormônios nestes casos funcionam então como fatores de crescimento para o tumor!
É o caso da maioria os cânceres de mama e da próstata: Eles têm muitos desses receptores em sua superfície. Geralmente mais do que nossas células/tecidos normais!
No câncer de mama, aproximadamente 70% dos tumores tem crescimento quando seus receptores de estrógeno e/ou progesterona são ocupados/“alimentados” pelos hormônios circulantes! (Veja também o conteúdo “Câncer de mama receptor hormonal positivo”).
No caso do câncer de próstata, os receptores da célula tumoral são para hormônios andrógenos, em especial a testosterona!
Os mecanismos de ação são variados, mas, no final, teremos um bloqueio desses receptores ou redução dos níveis de hormônio na circulação. Assim, a célula do tumor não terá esse estímulo para crescer!
Geralmente, a hormonioterapia é bem tolerada. Mas ela não é isenta de efeitos colaterais e eles são consequência da privação hormonal, pois tecidos saudáveis também precisam desses hormônios! São comuns calorões, redução da libido, impotência sexual, perda de massa óssea, dores articulares, elevação do colesterol… É necessário conversar com o médico pois cada medicamento terá um perfil de efeitos colaterais diferente!
A hormonioterapia pode ser aplicada em injeções ou administrada em comprimidos (vai depender da medicação escolhida!). Algumas vezes, ela é combinada com outros tratamentos que tenham mecanismos de ação diferentes contra o câncer!
As indicações incluem os casos de câncer iniciais e avançados. O tempo de tratamento vai depender do estágio do tumor, da resposta ao tratamento, das características do paciente e do perfil de efeitos colaterais!
(Veja também os conteúdos “Imunoterapia no tratamento do câncer: Como ela funciona?“, “Quimioterapia: Como funciona e quando ela é utilizada?”, “Terapia-alvo no tratamento do câncer” e “O que é cuidado paliativo?”)