O que é o ciclo de quimioterapia?
Para entender o CICLO DE QUIMIOTERAPIA, é legal saber antes um pouco mais sobre como ela funciona!
A QUIMIOTERAPIA atua nas células do nosso corpo, em diferentes etapas do ciclo celular, causando a morte das células por mecanismos variados, incluindo o efeito oxidativo com liberação de radicais livres e mecanismos de bloqueio da divisão celular. O maior efeito se dará em células que estão se dividindo/proliferando, que é o caso de grande parte dos cânceres.
A maioria dos quimioterápicos irá funcionar sem um alvo específico relacionado ao tumor. Isso quer dizer que a quimioterapia infelizmente também atua em tecidos saudáveis.
Então, em tecidos normais onde as células se proliferam rápido (pele, cabelos, mucosas que cobrem o trato intestinal e medula óssea), os efeitos colaterais do tratamento são mais expressivos! E por isso os pacientes podem apresentar, por exemplo, queda de cabelos, alterações nas unhas, cansaço, feridas na mucosa da boca, diarréia, anemia e defesas baixas.
Agora, podemos entender o CICLO DE QUIMIOTERAPIA:
- Cada medicação ou combinação de medicações terá um tempo para gerar esses efeitos
- Nem todas as células do câncer vão morrer de uma só vez (só aquelas em multiplicação!)
- Além disso, as células saudáveis também precisam de tempo para se recuperar!
- Então, algumas quimioterapias são aplicadas semanalmente tendo suas doses fracionadas ao longo de semanas, outras são aplicadas de 21/21 ou de 28/28 dias… Cada aplicação (ou um conjunto seriado de aplicações semanais com doses menores) é chamado de CICLO DE QUIMIOTERAPIA!
Antes de iniciar um novo ciclo, o médico oncologista vai checar a tolerância e benefícios do paciente, efeitos que ele apresentou e exames como as defesas, se há anemia, contagem de plaquetas, funções do rim e fígado. Assim, podemos adequar as doses, espaçar aplicações e, quando indicado, usar medicações de ajudem nas defesas!
(Veja também os conteúdos “Terapia-alvo no tratamento do câncer”, “Imunoterapia no tratamento do câncer: Como ela funciona?” e “Hormonioterapia: Como ela funciona no tratamento do câncer e quais as indicações?”