Quimioterapia: Como funciona e quando ela é utilizada?

Quimioterapia: Como funciona e quando ela é utilizada?

A QUIMIOTERAPIA atua nas células do nosso corpo, em diferentes etapas do ciclo celular, causando a morte das células por mecanismos variados. O maior efeito da quimioterapia será em células que estão se dividindo/proliferando mais rapidamente, que é o caso de grande parte dos cânceres. A ação dos quimioterápicos se dá principalmente:

  • PELO EFEITO OXIDATIVO com formação de radicais livres, que quando acumulados na célula, irão desencadear a sua morte
  • NO MOMENTO EM QUE AS CÉLULAS ESTÃO SE DIVIDINDO: é quando a célula passa por momentos cruciais e entre eles precisa fabricar e duplicar o seu material genético (DNA), emparelhar cromossomos e, neste momento, pontos são “conferidos” por proteínas para saber se está tudo certo para a divisão! Muita coisa não é? Mas é justamente nessa hora que temos a possibilidade de alguma medicação atuar e bloquear a multiplicação das células do tumor!

Mas, a maior parte dos quimioterápicos não será específica só para as células do câncer e seus efeitos podem atingir células normais do nosso corpo. Por isso, podem surgir os efeitos colaterais: queda de defesas, queda de cabelos, mucosites (feridas na boca), reações na pele, entre outros… Portanto, a quimioterapia vai atuar nas células que se multiplicam, INCLUINDO ESPECIALMENTE AS DO CÂNCER, já que essas se multiplicam mais rápido ainda!

A QUIMIOTERAPIA pode ser utilizada no tratamento de quase todos os cânceres em algum momento da doença: antes de cirurgias para redução de tumores, para aumentar as chances de cura quando o tumor já foi removido ou para tratar sintomas, aumentar o tempo e qualidade de vida quando a doença já é avançada/metastática.

É necessário que o paciente tenha uma condição clínica mínima para receber quimioterapia. Isso é avaliado em uma consulta com o médico oncologista clínico, que estuda e tem experiência com essas drogas e sabe o perfil de efeitos colaterais que ela pode causar.

O médico ONCOLOGISTA CLÍNICO é treinado também para identificar quando é necessário utilizar apenas uma droga ou combinar vários quimioterápicos diferentes, em esquemas mais intensivos. Cada tipo de câncer possui o seu tratamento específico e mais efetivo e isso também é levado em consideração!

As quimioterapias podem ser aplicadas na veia, tomadas em comprimidos ou até mesmo injetadas no líquor (líquido que envolve o sistema nervoso central) e na cavidade abdominal (quimioterapia intraperitoneal). Tratamento Intraperitoneal. As aplicações são chamadas de ciclos e o tempo entre um ciclo e outro varia conforme o tipo de quimioterapia realizada!

(Veja também os conteúdos “O que é o ciclo de quimioterapia?”, “Terapia-alvo no tratamento do câncer”, “Imunoterapia no tratamento do câncer: Como ela funciona?” e “Hormonioterapia: Como ela funciona no tratamento do câncer e quais as indicações?”)

Agende sua consulta 51 98048.0379