Meeting de Pesquisa Clínica – Câncer de Ovário
A Dra. Lívia Gravina e a Coordenadora de estudos Naiana participaram em Dallas, nos Estados Unidos, de um Meeting de Pesquisa Clínica representando o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Bruno Born.
Durante este encontro, realizamos treinamento e nos preparamos para alocar pacientes no nosso hospital, em um estudo para o tratamento de pacientes com Câncer de Ovário.
Neste estudo, as pacientes terão a oportunidade de receber Imunoterapia (Pembrolizumabe) com ou sem uma medicacão chamada de Inibidor da PARP (Olaparibe), associados ao tratamento quimioterápico usual.
O que cada paciente recebe em um estudo clínico é definido por meio de um processo que chamamos de randomização (sorteio). O importante é entendermos que quando um paciente participa de um estudo clínico, tudo é muito bem controlado e sempre existe a preocupação de comparar o novo tratamento com o melhor disponível para aquela situação em que o paciente se encontra. Portanto, o mínimo que um paciente receberá no estudo é a melhor opção disponível de tratamento naquele momento.
Na foto abaixo, a Coordenadora de Estudos Naiana e a Dra. Lívia Gravina.
Na foto abaixo, representantes dos centros brasileiros de pesquisa envolvidos neste estudo.